Pe José Antunes

quinta, 21 março 2019 13:04

Missa da Catequese

Domingo, dia 24 de Março de 2019, às 11h30 teremos a Eucaristia da Catequese, na Igreja paroquial de São Sebastião.

Lembramos aos pais esta celebração até porque neste dia celebramos o dia do Pai que, liturgicamente celebrámos no dia 19 de Março, dia de São José.

Só com um trabalho de cooperação é possivel fazer algo para que os vossos filhos possam crescer no amor e na alegria.

Contamos convosco.

Está a  chegar o dia tão esperado por todos.

Depois de dois anos de obras de requalificação do Patronato de São Sebastião, apesar de estarmos a trabalhar na "nossa Casa" desde Outubro de 2018, não podíamos deixar passar em branco esta data tão significativa: A Inauguração e benção da nossa nova casa.

Assim, dia 16 de Março é esse dia tão esperado. Porquê este dia? Porque há 57 anos, em 19 de Março, foi fundado o Patronato. Portanto o dia 19 de Março é o nosso dia de anos. Não podendo ser no dia 19 de Março antecipamos para 16 de Março  porque é o dia mais favorável para todos.

Constará de 3 momentos:

17h30- Eucaristia na Igreja paroquial de São Sebastião presidida pelo Senhor Arcebispo Primaz, Dom Jorge Ortiga

19h00- Benção e Inauguração das novas instalações, segundo-se a visita ao Patronato

20h00- Gala/jantar no Multiusos.

Os amigos do Patronato, os pais, as crianças, a direção, as pessoas que se inscreveram vão estar presentes nesta festa que é de todos.

Por isso, estamos felizes porque à nossa volta vamos ter aqueles e aquelas que são a razão da nossa existência: as crianças. E também porque conseguimos chegar ao nosso obetivo: reconstruir com qualidade o Patronato de São Sebastião respeitando as exigências e adaptando-nos para melhor servir a comunidade.

É verdade: a obra não está paga. Mas também acredito que os amigos e paroquianos da Unidade Pastoral de São Sebastião e São Paio vão continuar a ajudar-nos neste compromisso que temos.

Obrigado a todos pela vossa presença e pela vossa ajuda em favor do Patronato.

Bem haja a todos!

quarta, 06 fevereiro 2019 14:49

Oração de Taizé

Neste próximo sábado, dia 9 de Fevereiro, na Igreja de São Sebastião, às 19h00 teremos oração "ao jeito de Taizé"

Aparece!

segunda, 07 janeiro 2019 17:58

Benção do órgão de tubos

A música sacra tem lugar muito importante na celebração dos divinos mistérios. Concretamente o órgão, na Igreja na Igreja latina, exerce uma função de relevo:qier quando acompanha p canto quer quando toca sozinho, aumenta o esplendor dos ritos sagrados, contribui para o louvor divino, favorece  a oração dos fieis e eleva o espírito para Deus.

Dada a íntima relação do órgão com a música e o canto nas ações litúrgicas e nos exercícios de piedade, convém que seja benzido antes de ser destinado ao uso litúrgico.

Assim, na Festa em honra de São Sebastião, no dia 20 de Janeiro de 2019 iremos fazer a benção solene do órgão de tubos que adquirimos para a nossa Igreja paroquial.

O programa será o seguinte:

Dia 20 de Janeiro de 2019.

Hora: 19h00, benção do órgão de tubos por Sua Excelência Rev.ma o Senhor Arcebispo Primaz, D.Jorge Ortiga

Até às 19h30, o Prof José Carlos dará um pequeno concerto tocando no orgão de tubos.

19h30-Eucaristia presidida pelo Senhor Arcebispo e solenizada pelo Orpheon de Guimarães.

Vamos participar na Festa em honra do nosso padroeiro e ao mesmo tempo escutar os sons divinos do órgão de tubos.

sexta, 04 janeiro 2019 12:23

Catequese

Comecámos o 2ºperiodo da catequese após as férias de Natal. No próximo ano, possivelmente, não haverá férias paralelas com as férias escolares. Mas esse é um assunto a ver na altura própria. Agora e face a algumas mensagens perguntando se a catequese começou repito: COMEÇOU!

Mais uma etapa no crescimento das nossas crianças e adolescentes com a colaboração dos pais. Assim o esperamos.