sexta, 13 março 2020 18:32

Covid-19 – Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa

Escrito por

Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.

Também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões.

Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet.

Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.

A Renascença vai passar a transmitir missa diária a partir de segunda-feira, para ajudar os fiéis a fazer face à suspensão de missas públicas em Portugal.

Tal como acontece já com pessoas que por outras razões – como doença ou falta de meios de mobilidade – não conseguem deslocar-se às igrejas, a Igreja convida as pessoas a assistir à missa pela rádio, televisão ou internet. Tal como acontece já com pessoas que por outras razões – como doença ou falta de meios de mobilidade – não conseguem deslocar-se às igrejas, a Igreja convida as pessoas a assistir à missa pela rádio, televisão ou internet.

Felizmente, em Portugal não há falta de alternativas para quem quiser seguir essa indicação.

Algumas sugestões para viver este tempo invulgar

Acompanhamento de celebrações: pode assistir, através da página de Facebook da Arquidiocese de Braga, à eucaristia celebrada na capela do Paço Episcopal de Segunda a Sábado às 18 horas e no Domingo às 11 horas. Aconselhamos, também, que se siga a eucaristia através dos diversos canais da televisão.

Leitura da Palavra de Deus: pode consultar a página do Secretariado Nacional da Pastoral da Liturgia para ler e meditar a Palavra de Deus diária.

Oração diária: as aplicações e serviços Click to Pray, Passo-a-rezar, Laboratório da fé e iBreviary estão disponíveis para ajudar a manter a oração pessoal e familiar.

Sugere-se também o acompanhamento da recitação do Rosário, diariamente às 18h30, na Rádio Renascença.

A Renascença continuará a transmitir a missa dominical todos os domingos às 11h mas, precisamente para ir ao encontro das necessidades do seu auditório, passará a transmitir missa todos os restantes dias da semana, às 12h, a partir da capela do grupo, em Lisboa. Para além das diferentes frequências em território nacional, pode escutar a Renascença pela internet, clicando aqui.

A RTP e a TVI, que costumam transmitir missas públicas ao domingo, também deverão continuar a fazê-lo. A Renascença apurou que a RTP deverá transmitir missas celebradas da igreja do Cristo Rei, na Portela, mantendo o horário habitual das 10h30 de domingo. A TVI estará à procura de uma solução semelhante, mas deve manter o horário das 11h00 de domingo.

A Canção Nova transmite missa diariamente, às 11h00, tanto na televisão como na rádio. Contudo, estas celebrações costumam ser as do santuário de Fátima, que entretanto foram suspensas, mas o Santuário comprometeu-se a tentar encontrar forma de celebrar pelo menos uma vez por dia. A Renascença tentou contactar a Canção Nova para confirmar se a programação se mantém, mas não obteve resposta.

Para além dos canais de televisão e de rádio habituais, tem também várias possibilidades de paróquias que transmitem missas online, em streaming. É o caso do Seminário Maior de Coimbra, que transmite a sua missa das 11h.

A arquidiocese de Braga também anunciou que vai transmitir uma missa por dia através da sua página do Facebook. De segunda a sábado, às 18h e ao domingo às 11h, celebradas ou pelo D. Jorge Ortiga, ou pelo seu bispo auxiliar, D. Nuno Almeida.

A Igreja de Santo António, em Lisboa, tem um serviço de streaming permanente e a missa será celebrada às 11h e às 17h.

A Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, também já avisou que transmitirá missa e vésperas de segunda a sexta às 19h15, missa sábado às 19h00 e domingo às 18h00.

Para quem tem mais dificuldade em assistir durante o dia, a paróquia de São Nicolau, na Baixa de Lisboa, transmite todos os dias a sua missa das 22h00.

Celebrar em família o III Domingo da Quaresma A 2020

Partilhamos com as famílias

uma proposta de celebração a fazer em casa,

publicada pelo site da Pastoral da Cultura

e uma outra pelo Laboratório da fé (Braga).

A oração pode ser feita à volta da mesa

onde normalmente se parte o pão

e se partilham momentos em comum, ou no local da casa

que se considere ser mais adequado.

Ver mais ...

Os que preferem celebrações segundo a forma extraordinária do rito romano podem assistir por streaming de segunda a sábado às 17h30 ao domingo às 10h na Casa de Roma do Instituto do Bom Pastor.

Esta não será uma lista exaustiva, mas se tem conhecimento de mais opções, não deixe de os partilhar nos comentários.