terça, 25 fevereiro 2020 10:06

Quaresma 2020

Com a quarta feira de cinzas começamos o caminho quaresmal e perguntamo-nos: quantas Quaresmas levamos sobre os ombros? De facto a mensagem da Quaresma não "entra" nesta sociedade de consumo e de bem estar. As pastelarias mostram-nos os doces da Quaresma mas poucas familias tomam consciência do jejum e da abstinência; sim: há famílias que absterão de comer carne mas , em muitas casos, não porque seja quaresma. A fórmula antiga da imposição das cinzas(" lembra-te que és pó...") recordava-nos que somos frágeis. O apóstolo Paulo recordava-o à Comunidade de Corinto:" pois do mesmo modo que em Adão todos morrem..". A fórmula actua l("Convertei-vos e acreditai no Evangelho") convida-nos claramente à conversão. E esta conversão não passa tanto por umas práticas penitenciais como por "acreditar no Evangelho". Este é o desafio de cada Quaresma: acreditar no Evangelho.

Este é o caminho que nos é proposto. Não seja mais uma quaresma. Mas um caminho de conversão para acreditar no Evangelho