quarta, 08 janeiro 2020 17:49

Visita Pastoral à Unidade Pastoral de São Paio e São Sebastião Destaque

A Visita pastoral é a visita que o Bispo faz, às paróquias ou comunidades locais da sua  Diocese, no pleno exercício do múnus de Ensinar (mestre da doutrina), de Santificar (sacerdote, em plenitude, do culto sagrado) e de Governar (em espírito de serviço e  dedicação pastoral), enquanto Pastor que ama, cuida e orienta o povo do Senhor que  lhe está confiado, entrando em contacto mais directo com as angústias e preocupações, as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um  convite à esperança e vivência cristã na família, na comunidade paroquial e na  sociedade. É uma das formas, corroborada pela experiência dos séculos, com a qual o  Bispo mantém contactos pessoais com o Povo de Deus, reavivando as energias das  comunidades cristãs e dos intervenientes na missão da Igreja, encorajando e  chamando todos os fiéis à renovação da fé e da vida cristã, bem como a uma  actividade apostólica eficaz e de acordo com as exigências actuais. Permite,  igualmente, ao Bispo analisar a eficiência das estruturas e dos instrumentos  destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do  trabalho de evangelização a fim de melhor poder definir as prioridades e encontrar os  meios em ordem a uma pastoral orgânica, no da Diocese.

Não deve ser uma visita breve ou apressada, mas há-de ter a duração suficiente,  de modo que o Bispo possa estar serenamente com o povo, escutar os seus anseios,  confirmá-lo na fé, fortalecê-lo na esperança, bem como celebrar os santos mistérios  que constituem a fonte e o vértice da vida da Igreja. É uma oportunidade única e um  tempo de graça para estar, dialogar e celebrar com as comunidades.

Para as comunidades e instituições que a recebem, a visita constitui um verdadeiro tempo de graça e momento especial para o encontro e o diálogo com o seu Bispo.

Assim realizada, a visita pastoral aparecerá como: um sinal da presença do Senhor que visita o seu Povo na paz.

Dom Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga estará na Unidade Pastoral de São Sebastião e São Paio, Guimarães  nos dias 15, 16, 18 e 19 de Janeiro.

Nesses dias celebrará a Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral. Em São Sebastião, dia 18, na celebração das 17h30. Em São Paio, dia 19 celebrará a Eucaristia às 10h.

No dia 16 de Janeiro virá à Unidade Pastoral para conhecer a nossa realidade e vai visitar as diversas Instituições que estão sediadas na Unidade Pastoral, irá celebrar na Igreja de São Francisco, às 15h30, para os mais velhos e estes poderão receber o sacramento da Santa Unção, terá um encontro com as crianças da catequese da Unidade Pastoral às 19h, na Igreja paroquial de São Paio.

No dia 18 de Janeiro celebrará a Eucaristia em São Sebastião às 17h30 e noç fim haverá uma assembleia paroquial para todos os que trabalham na pastoral paroquial (catequistas, membros da Legião de Maria, Conferencia Vicentina, voluntários para a acção caritativa, zeladoras, Grupos de Jovens, Ministros da Comunhão, Sacristães, Grupo de oração, Conselhos Económicos, Conselhos Paroquiais,Irmandades, etc.).

Vamos preparar-nos para que tudo decorra com normalidade. Não para a fotografia mas mostrarmos o que somos e fazemos na Unidade Pastoral.

Mais nesta categoria: « Feliz 2020 Oração de Taizé »