quarta, 28 outubro 2015 16:22

Sacramento do Crisma

Escrito por

Com a presença renovada do Espírito Santo, o sacramento da Confirmação é o sinal de Deus que mergulha o cristão na plenitude do seu mistério. É um auxílio de Deus que permite ao homem novo descobrir o seu lugar na Igreja, a ser mais fortemente testemunha do Evangelho e a entrar plenamente na missão a que o Pai o chama.

A palavra “confirmação” não significa que o baptismo precise ser confirmado, ele é definitivo. (Durante alguns tempos surgiu um equívoco que se prende com o baptismo das crianças. Dado que no baptismo seriam os pais a renunciar ao pecado e a professar a fé cristã, a confirmação seria uma tomada de posição do adolescente/jovem que agora estaria preparado para professar a sua fé). No latim tardio confirmare tomou o sentido atenuado de completar: este complemento do baptismo pelo rito da imposição das mãos e a unção com o santo Crisma, exprime a acção do Espírito Santo na vida do cristão e da Igreja.

Aconteceu festa na Igreja paroquial de São Paio,, no passado sábado, 24 de Outubro de 2015.

Aconteceu a celebração inter-paroquial de Crisma. Connosco esteve o Senhor Arcebispo Primaz que confirmou 146 pessoas, entre as quais 11 paroquianos da nossa Unidade Pastoral.

Agora é necessário que estes jovens continuem a viver como cristãos sem se esquecer dos compromissos que , mais uma vez, assumiram de modo pessoal e em Igreja.

A Unidade Pastoral precisa de sangue novo. E estes(as) jovens, certamente, continuarão a trabalhar na Igreja a que pertencem, por Jesus Cristo.

Conto convosco!