quarta, 04 junho 2014 11:32

Cuidar da Casa Destaque

Cuidar da casa

Actualização do ficheiro paroquial e oferta anual.

Foi com este título que enviei uma carta aos paroquianos por ocasião da Páscoa e também no boletim semanal durante duas semanas em que dava conta das preocupações das paróquias às quais pertencemos. Quase a terminar o tempo pascal, em jeito de balanço, aqui vão algumas reflexões.

Vamos a números:

São Paio-1600 cartas colocadas nas caixas de correio das habitações.

São Sebastião-1600 cartas enviadas colocadas nas caixas de correio das habitações.

Nessa carta, além das preocupações manifestadas pedia o preenchimento  dos dados familiares de cada lar. Falava também do dever que todos temos, se somos paroquianos, e paroquiano não é só aquele que reside na paróquia mas principalmente se vive a sua fé, domingo a domingo, participando na eucaristia dominical, seja na Igreja paroquial ou em qualquer igreja onde se sinta bem e acolhido.

Mas também é paroquiano se colabora com a sua dádiva para fazer face às despesas relativas:

a) Ao culto divino;
b) Ao ensino da doutrina cristã;
c) Às obras de espiritualidade e apostolado;
d) Ao exercício da caridade em favor dos necessitados;
e) À remuneração do clero e de outras pessoas que prestam serviço à comunidade paroquial
f) À manutenção das igrejas ou capelas e outros imóveis;
g) Ao bom funcionamento do cartório;
h) À formação de agentes da Pastoral

e dizia:” Não é preciso que demos muito. É mais preciso que sejamos muitos mais a dar alguma coisa, por muito pequena que nos pareça. Com um pouquinho de cada um, poderemos fazer muito e muito mais. Ajudar as paróquias é ajudarmo-nos a nós mesmos. Esta é também a nossa casa. Tenhamos gosto em cuidar dela”. É o chamado contributo de cada família ou a chamada oferta familiar.

Sei que são outros tempos estes em que vivemos mas, como paroquianos, temos deveres se queremos também usufruir de direitos. E só nesta correlação haverá um entendimento claro para todos.

Mas, infelizmente, das 1600 cartas enviadas recebi com dádivas:

São Sebastião- recebi  189 cartas, algumas tranferências bancárias e o valor das ofertas foi de 5.715€.

São Paio- recebi 206 cartas, algumas tranferências bancárias e o valor das ofertas foi de 6.555€.

Algumas notas para reflectir:

1)       Em São Sebastião e São Paio há só estes paroquianos (famílias)? Um caso a pensar por todos. Na vida, apesar de estarmos na cidade, e haver uma dispersão maior temos referências: a família, a escola, uma pessoa determinada que nos marcou, a freguesia a que pertencemos, a paróquia na qual estamos inseridos. Ninguém é uma ilha. Estamos todos em relação. Quando há um baptismo, quando precisamos de algum documento para ser padrinho de baptismo, nas horas de dor por ocasião da morte de alguém querido queremos que o sacerdote presida ao funeral,etc. quem procuramos? É neste sentido que temos que ter consciência que temos deveres para com a paróquia a que pertencemos. Por isso,se há mais paroquianos, que dizer desses mesmos que “assobiam para o lado” e fazem de conta que é para os outros que se fala?

2)       O ficheiro paroquial veio muito incompleto por parte das famílias que o preencheram. Há receio de dar os dados que se pediam? Não há que temer nada porque eles ficam no foro privado. Mas se os dados pedidos fossem todos preenchidos estaríamos mais em comunicação, sempre que fosse necessário.

3)       Aos que não colaboraram ou não deram a sua oferta anual é sempre tempo. Haja boa vontade que tudo se resolve. Assim é que não se pode continuar porque, tenho a certeza, nada disto corresponde á realidade. Somos, em grande parte, uns comodistas, que queremos as coisas ao nosso gosto, à nossa vontade. E sempre que somos interpelados para a partilha é uma complicação.

Mas, caros amigos, não podia guardar para mim aquilo que é uma situação triste e por isso, mais uma vez, aqui fica o apelo a todos os residentes nas paróquias de São Sebastião e São Paio, que continuo a pensar são paroquianos, porque cristãos  e vão dar uma resposta cabal aos desafios lançados hoje.

Agradecido, em nome das paróquias,

Pe.Antunes