quarta, 16 novembro 2011 18:42

Conselho Paroquial de Pastoral

A paróquia de São Sebastião, desde que sou pároco da mesma, já lá vão 11 anos, teve no seu inicio e durante alguns anos o seu Conselho Paroquial de Pastoral, orgão de aconselhamento do pároco. Todavia, porque não funcionava, a meu ver, nos moldes em que devia, suspendi o mesmo, tendo conversado com alguns dos seus membros da altura sobre esta atitude. Falei com membros do Conselho Económico, da direção do patronato de São Sebastião, catequistas e outras pessoas. Neste novo pastoral 2011/2012, e tendo em conta as diretivas do Senhor Arcebispo no sentido de reativar os conselhos paróquiais onde eles existiam e agora não existem e criar onde eles nunca existiram estou a pensar em convocar os elementos que farão parte do Conselho para uma reunião a realizar próximamente. Talvez até meados de Janeiro de 2012.

Dele farão parte os membros do Conselho Económico, da direção do Patronato, 2 representantes do Grupo de Jovens, 2 representantes do Coral Jovem, 1 representante do Grupo de Catequistas, 1 representante do Grupo de zeladoras dos altares, 1 representante dos pais das crianças da catequese. Também tem assento no mesmo Conselho 1 representante de cada centro de culto (Basilica de São Pedro, Igreja de São Francisco, Igreja de Santos Passos).

O Conselho Paroquial, para melhor agilização dos serviços, não tem que ser demasiado grande mas deve ser eficaz na sua ação.

As reuniões são trimestrais. Realizam-se ao Sábado, no fim da missa das 17h30, no Centro paroquial.

Brevemente contactarei os diversos membros para marcarmos a 1ªreunião.