fbpx

Pe José Antunes

terça, 28 setembro 2021 15:11

Catequese paroquial

Boa tarde!

Temos vindo a preparar o começo da catequese paroquial. Neste tempo complicado de pandemia, reflectimos, analisamos, rezámos e decidimos que não podíamos continuar nos moldes do "antigamente". A pandemia e as crises que na vida acontecem são momentos para apontar para outros caminhos e estratégias para alcançarmos objectivos concretos. A isso nos propomos e apelamos para que as familias também entrem neste ritmo connosco. Porque não podemos fazer de conta que nada aconteceu. E dentro desta perspectiva termos consciência que o importante da catequese é levar as pessoas a entrarem em comunhão e intimidade com Jesus Cristo em ordem a melhor o seguir e provocar um encontro com Jesus de Nazaré.

A catequese encontra-se há várias décadas num processo de renovação. Daí que vamos fazer uma catequese ao ritmo da Liturgia e levar as crianças e adolescentes a uma melhor inserção na Liturgia partiicioando na Eucaristia dominical.

Temos dificuldades pela frente e não são poucas :

-indiferença religiosa,

-ignorância religiosa

-laicismo militante

-divórcio entre fé e vida, fé e cultura

-Chegados à primeira comunhão e ao Crisma muitos são os que abandonam a Eucaristia

Perante este panorama vamos, este ano, com a colaboração dos(as) catequistas e familias entrar num ritmo novo da catequese.

A catequese será ao sábado e domingo em horários a definir brevemente (vamos estar atentos).

Neste momento digo apenas que os meninos e meninas do 1ºano ( aqui englobo aqueles que o ano passado se inscreveram e os novos que este ano entraram para a escola) terão um primeiro encontro com seus pais no dia 9 de Outubro, às 15h00, na Igreja de São Sebastião.

Os outros grupos serão contactados pelo(a) catequistas para lhes comunicar o dia do começo da catequese.

Para hoje nada mais a comunicar. Resta-me desejar um bom ano catequético e que as familias também entrem neste ritmo novo que pretendemos seja para dar melhores frutos. Assim Deus nos ajude nesta missão porque também sabemos que temos que trabalhar mas com Deus presente tudo se torna mais fácil e proveitoso.

 

 

Caros(as) amigos(as).

Os meus cumprimentos amigos.  Por alturas da Páscoa de cada ano, as famílias contribuem com o que podem para ajudar a Igreja de São Paio e São Sebastião  nos gastos correntes e para que estas continuem a cumprir a sua missão.

Daqui um agradecimento a todas as famílias que contribuíram com a sua dádiva para este fim.

Perante as actuais contingências (o Compasso Pascal não se realiza há dois anos- e esta era uma altura propicia para que as famílias dessem a sua ajuda-)informamos que se pode contribuir através de transferência bancária para a qual deixo os IBAN das duas entidades e peço que enviem comprovativo para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com os dados pessoais para que possamos passar o recibo para efeitos de IRS.

Então aqui deixo, com um agradecimento antecipado pela vossa colaboração, os respectivos IBAN

Fábrica da Igreja Paroquial de São Sebastião: PT50 0010 0000 54784430001 61

Fábrica da Igreja Paroquial de São Paio: PT50 0010 0000 55189760001 24

Agradecido

 

Pelas Fábricas da Igreja de São Paio e São Sebastião

 

Pe José Antunes

domingo, 04 abril 2021 10:18

Santa Páscoa

Cristo ressuscitou! Aleluia! Aleluia!

Ressuscitou entre os mortos e vai adiante de vós para a Galileia.

Rompeu-se o silêncio da noite !

Sim, apesar de tudo, neste 2021 voltou a Páscoa da Ressurreição e podemos cantar o Aleluia com toda a Igreja, com toda a humanidadem, com toda a criação.

Nada nem ninguém poderá impedir o triunfo de Cristo.

É tempo de Aleluia sem fim! Feliz Páscoa!

segunda, 15 fevereiro 2021 17:06

Proposta para a Quaresma

A Quaresma inicia-se na quarta-feira de cinzas e prolonga-se até à Páscoa. É uma caminhada para o grande acontecimento da vida cristã que é a Ressurreição de Jesus. Para vivermos melhor este tempo e prepararmos a festa da Páscoa, propomos uma dinâmica para todos os que quiserem fazer parte desta caminhada,  uma dinâmica simples que ajude à nossa intimidade com Deus através da oração e a partilha comunitária da oração.

É esta a proposta: diariamente, ao longo da Quaresma, individualmente, em grupo ou em família, escolhe uma frase da Biblia e escreve uma breve oração( com cerca de 60 palavras) para partilhar com toda a comunidade, nas redes sociais da paróquia. Esta dinâmica dirige-se de modo especial às "igrejas domésticas" que são as famílias e às crianças, adolescentes e jovens da catequese. Pedimos que nos enviem as propostas de oração, juntamente com a frase da Biblia e a respectiva citação (onde fomos buscar a frase da bíblia), para os seguintes endereços:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através de mensagem via causa de correio da página de Facebook da paróquia https://www.facebook.com/unidadepastoralssebastiaospaio com a indicação do autor da oração. MUITA ATENÇÃO: o objectivo não é citar orações de autores famosos mas promover o exercício de pequenas orações próprias. Em cada dia da Quaresma será partilhada nas redes sociais da paróquia uma dessas orações.

Conto convosco! Vamos a isso familias e crianças, adolescentes e jovens. E , porque não? Catequistas também conto convosco.

quarta, 10 fevereiro 2021 10:58

Momento de oração e Eucaristia via online

Bom dia!

Enquanto estiver em vigor o periodo de confinamento teremos a Eucaristia ao Sábado, às 17h30 nas plataformas Zoom e Facebook da Unidade Pastoral de São Paio e São Sebastião.

Além disso, temos também à 4ªfeira, às 21h00, um momento de oração na plataforma Zoom com os(as) catequistas, as crianças e suas familias.

Todavia, como na 4ªfeira, dia 17 de Fevereiro começa a Quaresma, é a 4ªfeira de Cinzas, temos Eucaristia às 19h30, via online nas plataformas atrás referidas.

E nas 6 semanas da Quaresma, à 4ªfeira temos esse momento de oração, às 21h00. E nesse momento de oração faremos o caminho com Jesus , a chamada Via-Sacra, para o Calvário.

Vamos estar presentes, certamente porque é bom encontrarmos-nos, rezarmos e sentir-me-nos irmãos apesar da ausência física. Une-nos o amor de Cristo!

Conto convosco. E, da vossa parte, vós nunca faltais!

Um abraço