Pe José Antunes

sexta, 20 setembro 2019 17:26

ATENÇÃO-INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE

No próximo sábado, dia 28 de Setembro, às 18h30, na Igreja paroquial de São Sebastião há uma reunião de pais dos meninos(as) que vão começar este ano a catequese.

É fundamental a presença para fazer a inscrição porque a partir daí não há mais inscrições nem transferências de outras paróquias. É importante começar, quando se começar bem, organizados para não voltar a acontecer o que este ano ano aconteceu (número elevadíssimo de crianças que foram entrando a "conta gotas"). Nem se levam inscrições para preencher em casa. Fazem-se nesse dia.

Portanto, que fique bem claro: é uma reunião fundamental.

Gostaria também de comunicar que a catequese do 1ºano começará quando tivermos pessoas para este serviço, o que não acontece neste momento.

Daqui o apelo: quem puder dar um pouco do seu tempo...será bem acolhido(a).

Até Sábado, se Deus quiser.

quinta, 12 setembro 2019 09:10

CATEQUESE PAROQUIAL 2019/2020

Na preparação próxima da Catequese paroquial o grupo de catequistas reuniu-se 4ªfeira, dia 11 Setembro de 2019 para planificar a mesma Catequese na Unidade Pastoral.

Assim ficou decidido o seguinte:

A catequese dos 2º, 3º, 4º, 5º e 6ºgrupos começa no dia 30 de Setembro nos dias e horas em que o ano passado aconteceram.

Os meninos e meninas que vão começar a catequese paroquial vão com os seus pais ter uma reunião no dia 28 de Setembro, às 18h30, na Igreja paroquial de São Sebastião para fazerem a inscrição e depois será dito o dia em que começa a mesma catequese.

Os pais dos meninos e meninas dos 2º e 4ºanos terão uma reunião no dia 27 de Setembro, às 18h45, na Igreja paroquial de São Sebastião para debatermos e resolvermos situações para este ano.

Os adolescentes dos grupos do 7º, 8º,9º e 10ºanos terão um inicio diferente:

No dia 5 de Outubro iremos até a um espaço que é uma surpresa. Levarão somente algo para partillhar no lanche que faremos nesse dia. Mas, brevemente daremos mais noticias a este respeito.

Reafirmo que é fundamental a presença dos pais nas reuniões marcadas para que fiquem elucidados com clareza sobre os assuntos que vamos tratar e deliberar

O dia 6 de Outubro, na missa das 11h30 em São Sebastião será a Eucaristia de abertura de catequese para todos os grupos de catequese.

Em anexo vai os horários dos grupos de catequese

sábado, 07 setembro 2019 10:31

Reunião de Catequistas

Na próxima 4ªfeira, dia 11 de Setembro, às 21:30 teremos a primeira reunião de catequistas.

Será no Centro paroquial de São Paio.

A Nova Evangelização é o contrário da autossuficiência  e do fechamento em si mesmo, da mentalidade do status quo ou de uma visão pastoral que considera suficiente continuar a fazer como sempre se fez. Hoje, o "business as usual" já não basta.(lineamenta para o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização,10).

Isto quer dizer o quê?

Que temos que ser inovadores. A Catequese não pode ser feita como há 30 ou mais anos. Porque temos consciência que grande parte das famílias não participam na Eucaristia dominical, as crianças(parte delas) aparece quando se celebram as missas das crianças, nos primeiros anos há uma grande frequência e depois da primeira comunhão há uma quebra acentuada na frequência da catequese. Numa palavra, a família tem que fazer parte do processo catequético.

Iniciamos a catequese familiar o ano passado. Temos que continuar nesta linha. Comprometermo-nos todos no processo catequético.

É algo fundamental! Sem este compromisso torna-se muito dificil trabalhar e crescer no amor a Jesus Cristo.

Nós, catequistas , fazemos o que está ao nosso alcance. Importa que as famílias também se comprometam.

Como dizia atrás, o fazer como se fazia há anos já não dá.

Há que renovar. E nós, na Unidade pastoral queremos ir por aí. Não estamos em tempos de cristandade mas os(as) que são cristãos temos que ser mais comprometidos.

terça, 23 julho 2019 11:32

Boas férias

Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;

pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras,

como Deus descansou das suas.

Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso,

para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

sexta, 10 maio 2019 18:12

Semana com Maria

Último dia da semana com Maria.

Perto de 200 crianças com os(as) catequistas rezaram a Nossa Senhora pela paz do mundo, pelo santo padre o Papa Francisco e pelas vocações.

Nossa Senhora aceitou o amor das crianças neste final de dia. Que Maria abençoe a nossa catequese.