fbpx

Pe José Antunes

segunda, 15 fevereiro 2021 17:06

Proposta para a Quaresma

A Quaresma inicia-se na quarta-feira de cinzas e prolonga-se até à Páscoa. É uma caminhada para o grande acontecimento da vida cristã que é a Ressurreição de Jesus. Para vivermos melhor este tempo e prepararmos a festa da Páscoa, propomos uma dinâmica para todos os que quiserem fazer parte desta caminhada,  uma dinâmica simples que ajude à nossa intimidade com Deus através da oração e a partilha comunitária da oração.

É esta a proposta: diariamente, ao longo da Quaresma, individualmente, em grupo ou em família, escolhe uma frase da Biblia e escreve uma breve oração( com cerca de 60 palavras) para partilhar com toda a comunidade, nas redes sociais da paróquia. Esta dinâmica dirige-se de modo especial às "igrejas domésticas" que são as famílias e às crianças, adolescentes e jovens da catequese. Pedimos que nos enviem as propostas de oração, juntamente com a frase da Biblia e a respectiva citação (onde fomos buscar a frase da bíblia), para os seguintes endereços:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através de mensagem via causa de correio da página de Facebook da paróquia https://www.facebook.com/unidadepastoralssebastiaospaio com a indicação do autor da oração. MUITA ATENÇÃO: o objectivo não é citar orações de autores famosos mas promover o exercício de pequenas orações próprias. Em cada dia da Quaresma será partilhada nas redes sociais da paróquia uma dessas orações.

Conto convosco! Vamos a isso familias e crianças, adolescentes e jovens. E , porque não? Catequistas também conto convosco.

quarta, 10 fevereiro 2021 10:58

Momento de oração e Eucaristia via online

Bom dia!

Enquanto estiver em vigor o periodo de confinamento teremos a Eucaristia ao Sábado, às 17h30 nas plataformas Zoom e Facebook da Unidade Pastoral de São Paio e São Sebastião.

Além disso, temos também à 4ªfeira, às 21h00, um momento de oração na plataforma Zoom com os(as) catequistas, as crianças e suas familias.

Todavia, como na 4ªfeira, dia 17 de Fevereiro começa a Quaresma, é a 4ªfeira de Cinzas, temos Eucaristia às 19h30, via online nas plataformas atrás referidas.

E nas 6 semanas da Quaresma, à 4ªfeira temos esse momento de oração, às 21h00. E nesse momento de oração faremos o caminho com Jesus , a chamada Via-Sacra, para o Calvário.

Vamos estar presentes, certamente porque é bom encontrarmos-nos, rezarmos e sentir-me-nos irmãos apesar da ausência física. Une-nos o amor de Cristo!

Conto convosco. E, da vossa parte, vós nunca faltais!

Um abraço

segunda, 01 fevereiro 2021 09:47

Celebrações da Eucaristia via on-line

Bom dia!

À semelhança do primeiro confinamento também neste que está a decorrer voltaremos a ter celebrações via on-line.

Nas plataformas zoom e Facebook teremos oportunidade de participar nas celebrações.

Assim no Facebook   no site da paroquia:www.paroquia-ssebastiao.com bem como meu pessoal (jose antonio antunes) podem participar.

As celebrações são ao sábado, às 17h30. Já celebrámos no passado sábado dia 30 de Janeiro.

Nesta hora difícil para todos vamos ser comunidade unida a rezar, a pedir ao nosso bom Deus que tenha piedade de nós e que esta pandemia nos deixe.

sexta, 22 janeiro 2021 11:30

Celebração diária da Eucaristia

 

Suspensão da celebração comunitária da Santa Missa

Bom dia. Apesar de confinados e estar suspenso o Culto público as Igrejas de São Paio e de São Sebastião continuarão abertas para que as pessoas possam passar pelas mesmas e individualmente  fazerem um momento de oração pessoal.

São Paio-das 9h às 11h00

São Sebastião , de 2ª a 6ªfeira, das 9h30 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

Também eu celebrarei no meu quarto e terei presente a s intenções que foram pedidas.

Disto darei conta todos os dias. As intenções que foram pedidas tê-las-ei presentes todos os dias.

Permaneçamos unidos e rezemos ao Deus que nos liberte desta pandemia.

Quanto às celebrações on line, o Senhor Arcebispo de Braga informou, através de nota pastoral a propósito do novo confinamento, que a Arquidiocese transmite a Eucaristia diária pela Internet, na Sé Catedral. De segunda-feira a sábado as missas são celebradas às 17h30 e ao domingo às 11h30.

Coragem!

quinta, 21 janeiro 2021 16:15

Suspensão das Eucaristias

Boa tarde!

Conforme todos prevíamos, aqui vai a nota da Conferência Episcopal Portuguesa para os próximos tempos:

“Embora lamentando fazê-lo, a Conferência Episcopal Portuguesa determina a suspensão da celebração ‘pública’ da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações”.

Os bispos sublinham que, face à “extrema gravidade da situação pandémica”, com números recorde de contágios e mortes por causa da Covid-19, é “um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

A CEP manifesta “especial consideração, estima e gratidão a quantos, na linha da frente dos hospitais e em todo o sistema de saúde, continuam a lutar com extrema dedicação para salvar as vidas em risco”.

Que Deus abençoe este inestimável testemunho de humanidade e generosidade e que eles possam contar com a solidariedade coerente e responsável de todos os cidadãos, a fim de que, com a colaboração de todos, possamos superar esta gravíssima crise e construir um mundo mais solidário, fraterno e responsável”.

“Pedimos que, a nível individual, nas famílias e nas comunidades, se mantenha uma atitude de constante oração a Deus pelas vítimas mortais da pandemia, pedindo ao Senhor da Vida que os acolha nos seus braços misericordiosos, e manifestamos o nosso apoio fraterno aos seus familiares em luto”, conclui a nota.
 
As igrejas de São Paio e São Sebastião continuam abertas para que possamos, livremente, rezar e implorar a  graça de Deus para estes dias difíceis da nossa vida!