Pe José Antunes

segunda, 18 setembro 2017 11:39

Festa da Fé

Os meninos e meninas que frequentaram a catequese paroquial no ano pastoral 2016/2017 no 6ºano de catequese vão celebrar a festa da Fé no dia 8 de outubro de 2017, ás11h30, na Igreja paroquial de São Sebastião.

E terão alguns encontros de preparação nos seguintes dias:

23 de Setembro,10h30, no centro paroquial

30 de Setembro, 10h30, no centro paroquial

6 de Outubro,19h00, na Igreja paroquial para celebrarmos o sacramento da reconciliação

7 de Outubro, 10h30. no centro paroquial.

Para o dia 8 de Outubro devem trazer a vela do Baptismo e uma flor branca.

Que não faltem a estes encontros de preparação que são importantes para que tudo corra de melhor forma.

quinta, 07 setembro 2017 16:47

Catequese 2017-2018

A catequese paroquial na Unidade Pastoral de São Sebastião e São Paio está a começar.

Assim, os(as) catequistas reuniram-se no dia 6 de Setembro 8 e voltarão a reunir-se no dia 20 de Setembro) para preparamos bem este aspecto fundamental da vida paroquial. E" conscientes de que a evangelização da pessoa e das comunidades depende totalmente da existência ou não do encontro com Jesus Cristo", encontro que é"um encontro com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte,e, desta forma, um rumo decisivo" somos "convidados a renovar hoje mesmo o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar no dia a dia sem cessar". Por isso, neste mundo que é o nosso em que temos consciência da "ruptura na transmissão geracional da fé cristã no povo católico, o secularismo que penetra mais a consciência e vida das pessoas, levando-as a pensar e a agir sem Deus, a degradação das familias, atingidas pelo individualismo e dependência dos meios informáticos, que impedem o encontro e o diálogo entre os seus membros, a globalização, a dois níveis: ao nivel das redes sociais em que principalmente as gerações mais jovens são confrontadas com inúmeras informações, solicitações e propostas e a nivel do urbanismo, com a sua cultura propícia ao individualismo e pluralismo ético, em que cada um selecciona as ideias e os comportamentos, não segundo o critério da verdade e autenticidade, mas consoante as conveniências pessoais".

É neste mundo que somos chamados a falar de Jesus Cristo  porque continua a vir ao nosso encontro. E na catequese e familia vamos continuar a anunciá-l'O porque Ele, Jesus Cristo é que nos preenche e dá sentido à nossa vida.

Junto os dias da catequese bem como os locais em que podem inscrever as crianças na catequese sabendo que, se forem de paróquias diferentes de São Paio e São Sebastião devem trazer do pároco respectivo autorização para frequentar a catequese na Unidade Pastoral de São Sebastião e São Paio.

Recordo que a Catequese começa na semana de 25 de Setembro a 1 de Outubro de acordo com o horário de cada grupo de catequese.

No dia 1 de Outubro, às 11h30, na Igreja de São Sebastião teremos a Eucaristia de abertura do ano catequético.

Resta-me desejar um bom ano catequético e agradecer a disponibilidade dos(as9 nossos(as) catequistas neste serviço importantíssimo da vida paroquial

segunda, 28 agosto 2017 18:20

Dia Arquidiocesano do catequista

DIA ARQUIDIOCESANO DO CATEQUISTA
Cripta do Sameiro, Braga
9 de Setembro de 2017

Fica também aqui o programa do dia do catequista. Os nossos(as) catequistas , conforme também falámos na reunião de avaliação no final do ano pastoral vão estar presentes nesta acção diocesana, em sinal de comunhão com toda a Igreja diocesana.
E, além disso,é uma ocasião para adquirirmos competências para melhor exercer a nossa missão.
A BELEZA DE EVANGELIZAR

Programa:
09:30 - Acolhimento e oração
10:15 - Catequese de Gestação, pelo Pe. Tiago Neto
11:15 - Pedipaper: Beleza de Evangelizar
- Rezar diante de Jesus Eucaristia
- Celebrar o Sacramento da Reconciliação
- Tenda de Oração com os cânticos de Taizé
16:00 - Oração e envio

segunda, 28 agosto 2017 18:15

Reunião de Catequistas

Férias terminadas e agora é tempo de recomeçar.

Assim, no dia 6 de Setembro, às 21h30, teremos reunião de catequistas, conforme combinado na reunião de avaliação, no final do ano pastoral.

Portanto, não esquecer este compromisso.

Até 4ª feira, se Deus quiser.

sábado, 12 agosto 2017 11:41

Visita de Nossa Senhora da Penha

Após a peregrinacão de 2016 a imagem de Nossa Senhora da Penha iniciou uma visita ás paroquias do nosso Arciprestado de Guimarães/Vizela.

Chegou há uns tempos à Zona Pastoral da Cidade. Assim, a nossa Unidade Pastoral de São Sebastião e São Paio receberá a imagem brevemente.Assim, em São Paio, receberemos a imagem no dia 20 de Agosto, antes da missa das 12h00.

Daqui, desde já um apelo:pedia às pessoas que costumam participar nesta eucaristia o favor de virem um pouco mais cedo para fazermos a recepcão da imagem que vem da basilica de sao Pedro.

Nesse dia, às 21h00, teremos oracão mariana, bem como nos dias 21, 22 e 23 de Agosto, à mesma hora.

No fim da oracão do dia 23 de Agosto, levamos a imagem para a Igreja de São Sebastião, onde permanecerá atá 26 de Agosto.

Do mesmo modo que em São Paio, também em São Sebastião, nos dias 23, 24, 25 e 26 de Agosto, ás 21h00, teremos oração mariana.

Neste dia 26 de Agosto, após a oração mariana, às 21h00, vamos, em procissão, entregar à igreja de São Francisco.

Apesar de estarmos em Agosto e, naturalmente, tempo de descanso, se estivermos por cá, vamos participar nestes actos litúrgicos.

Rezamos pela paz. Rezamos pelo Santo Padre. Rezamos por todos nos. Rezamos pelos doentes. Rezamos por aqueles que passam privações.

Que Nossa Senhora a todos abençoe e ampare!