terça, 05 abril 2011 08:26

Compasso Pascal - Itinerário

Escrito por José Antunes

Às 8h30m saem 2 compassos da Igreja Paroquial (Dominicas)

Cruz 1 – Rua da Liberdade e Trás Gaia, Caldeiroa, Largo Valentim Moreira de Sá, Av. D. Afonso Henriques, Rua de Vila Flor, Alameda (Sul), Rua de Couros e Largo do Trovador.
11h30m – Ordem de S. Francisco

Cruz 2 – Rua Dr. Bento Cardoso, Rua de Camões, Travessa de Camões, Largo do Toural, Alameda (norte), S. Francisco Centro (habitações), Rua de São Francisco, Largo do Cidade, Rua de Couros, Ilha do Sabão, Largo do Trovador.

Às 8h30m saem 3 compassos das Igreja dos Santos Passos

Cruz 3 – Lar de Nossa senhora da Conceição, Republica do Brasil, Rua Dr. José Sampaio, Parque das Hortas, Rua Dr. Ricardo Marques, Rua D. Domingos, Capuchinhas, Alvim, Rua do Centro, Rua de Vila Verde.
11h30m – Ordem de S. Francisco

Cruz 4 – Rua Gaspar Roriz, Largo Republica do Brasil (lado de S. Francisco), Rua da Ramada, Rua Camilo Castelo Branco, Av. D. João IV (lado oposto às finanças), Rua de Vila Verde.
11h30m – Ordem de S. Francisco

Cruz 5 – Av. D. João IV (lado das Finanças), Centro Comercial Vila, Av. D. João IV (lado do Notário), Escola Egas Moniz, Rua de Vila Verde.
11h30m – Ordem S. Francisco

Em cada casa, chegada a Equipa do Compasso Pascal dá-se início à oração e só depois da aspersão é que o chefe de família beija a cruz e por sua vez a dá a beijar aos seus familiares.

Pres – Paz nesta casa e a todos os que nela moram.
Todos – Aleluia, Aleluia!
Pres – Alegramo-nos todos neste dia Páscoa porque o Senhor ressuscitou! Aleluia!
Todos – Aleluia! Aleluia!
Pres – Que a benção do Senhor Ressuscitado assista a este lar a nele haja sempre:
Amor e Paz, Pão e Saúde.
Todos - Aleluia! Aleluia!

Às 12h00, em S. Francisco, integremos no Cortejo Pascal que terá o seguinte trajecto: Alameda (norte), Toural, Rua de Camões, Largo do Patronato terminando com a Eucaristia solene de Ressurreição.
Em sinal de Festa a alegria coloquemos nas varandas colchas; no chão coloquemos flores. Façamos da Páscoa a NOSSA FESTA.