Pe José Antunes

quinta, 07 dezembro 2017 14:30

Concerto de Teresa Salgueiro

Dia 22 de Dezembro de 2017, às 21h00, na Igreja de São Paio teremos um concerto de Teresa Salgueiro.

É uma oratória mariana.

Certamente, como é seu timbre( da Teresa Salgueiro) será um espectáculo digno de se ver.

Que todos se sintam convidados para participarem neste espectáculo.

quinta, 07 dezembro 2017 14:24

Oração de Taizé

Este sábado, dia 9 de Dezembro, às 19h00,na Igreja de São Sebastião teremos a oração em união com a comunidade de Taizé.

Aparece.

Reza conosco.

quinta, 30 novembro 2017 14:49

Caminhada de Advento

Resultado de imagem para estrela

Fazer brilhar a estrela do amor na casa da Igreja e da Família

Tendo como base:

Uma Igreja como casa de família (excerto da Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, Para o rosto missionário da Igreja em Portugal) e a conclusão da homilia do Papa Francisco em Fátima, no passado dia 13 de Maio, em que se propunham seis características de uma Igreja que brilha” quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor.

Uma casa de família e o rosto da Igreja que brilha são duas imagens que podemos associar à casa e à Estrela do Presépio de Belém, meta da nossa caminhada.

A ideia fundamental é fazer brilhar a Estrela do Amor na Igreja (a grande família), na família(Igreja doméstica) e nas comunidades cristãs, chamadas a crescer como família de famílias.

Propõe-se um movimento de saída, rumo ao presépio, onde , na simplicidade de uma casa de periferia, entre uma mãe e um pai, cheios de fé e de amor brilha uma Estrela Maior, Jesus Cristo, o verdadeiro Sol Nascente.

Prestar atenção particular ao simbolo da estrela.

Estrela que brilha numa casa( presépio de Belém). Onde se fixa a estrela e se encontram o Menino, Maria e José, nessa verdadeira casa de família irradia também uma missão, para cada família e para a igreja inteira”o rosto belo e jovem  da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”.

No inicio do Advento erga-se bem alto, no presépio a Estrela onde podemos escrever cada semana uma das características do rosto belo e jovem da Igreja e da família.

Sugere-se também um par de pegadas, simbolizando o caminho rumo ao Natal e após o Natal o regresso por outro caminho à nossa vida.

Dentro desta ideia das pegadas está o sapatinho, como símbolo das prendas de Natal e daí que seja criado uma “pé de meia”(em casa e na Igreja) onde, semana a semana, em família e em comunidade, se partilhem os bens necessários, a repartir por pessoas necessitadas através da Conferência Vicentina.

Também às portas da Igreja vamos colocar recipientes para depósito dos bens partilhados. E aqui temos a ligação entre Eucaristia e a caridade, através da valorização da nossa oferta, como expressão de partilha.

A recolha dos bens e dinheiro das crianças será na Eucaristia de Natal para as crianças , no dia 17 de Dezembro, às 10:00, na Igreja de São Paio.

domingo, 22 outubro 2017 11:32

Reunião de pais da catequese

No trabalho de colaboração e interação teremos uma reunião de pais da catequese neste início de ano.

Assim, Sexta-feira (27 de Outubro) às 19h00, em São Paio teremos a reunião para os pais que frequentam a catequese em São Paio.
Sábado (28 de Outubro), no fim da missa das 17h30, em São Sebastião, a mesma reunião na Igreja paroquial de São Sebastião.

É importante a presença dos pais porque só com uma colaboração estreita é que poderemos todos ajudar no crescimento nas nossas crianças.

Cumprimentos
Pe. Antunes
sábado, 14 outubro 2017 17:12

Oração de Taizé

Hoje, sábado, dia 14 de Outubro teremos oração de Taizé, às 19h00, na Igreja de São Sebastião.

Como tenho dito, é uma oração de 30 minutos: meditativa, tranquila, muito baseada em refrães de canticos repetidos várias vezes.

Desta vez não falámos mas a partir de Novembro convidaremos os(as) catequizandos(as) dos 6º, 7º, 8º, 9º e 10º anos para também participarem.

Esperamos que também façam parte deste grupo que se reune, sempre, no 2º sábado de cada mês.