Patronato S. Sebastião

 

Patronato S. SebastiãoO Patronato de S. Sebastião foi constituído como fundação sem fins lucrativos em 19 de Março de 1962.
Em cumprimento das disposições testamenteiras com que faleceram as senhoras D. Maria do Carmo Cardoso de Magalhães Teles e Menezes e suas irmãs D. Delfina Laura, D. Francisca Palmira e D. Maria da Glória Cardoso de Magalhães e Vasconcelos, o Arcebispo Primaz de Braga funda na freguesia de S. Sebastião da cidade de Guimarães, uma instituição particular de caridade e assistência denominada “PATRONATO DE S. SEBASTIÃO”.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O horário de funcionamento desta instituição é das 7 horas e 30 minutos às 19 horas.

AS NOSSAS RESPOSTAS SOCIAIS
A instituição incorpora na Rua de Camões as instalações de Creche e Jardim-de-infância (crianças dos 4 meses até aos 6 anos) e mesmo em frente na Rua da Liberdade, as instalações do A.T.L. (crianças a partir dos 6 anos).

DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A instituição está instalada num edifício adaptado, com carácter definitivo, com utilização exclusivamente escolar, construído em altura.
As condições físicas da instituição procuram favorecer o desenvolvimento integral das crianças, procurando a sua autonomia tendo em conta as suas necessidades e interesses, procurando a promoção do seu bem-estar.

ESPAÇOS EXISTENTES
As instalações do Patronato estão divididas da seguinte forma:
3 Salas para a Creche; 3 Salas para o Pré – Escolar; 2 Salas para Actividades de Tempos Livres; 1 Cozinha; 2 Refeitórios; 4 Dormitórios; 2 Secretarias; 2 Recreios ao ar livre; 1 Recreio coberto; 1 Salão Polivalente; 1 Garagem; 1 Arrecadação de material didáctico; 1 Arrecadação geral; 1 Armazém de cozinha; 1 Vestiário, 1 Sala de Acolhimento; 5 Instalações Sanitárias para crianças; 1 Gabinete de Direcção; 1 Gabinete de Educadores; 1 Sala de Convívio, 1 Vestiário; 1 Copa; 1 Arrumos: 1 Hall de entrada; 1 Lavandaria; 1 Elevador; 5 Casas de Banho para adultos.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO
É um edifício com um bom estado de conservação. As condições de acesso são boas.

HIGIENE
Sendo a higiene condição fundamental para a promoção da saúde e bem-estar as salas de actividades são limpas diariamente antes das crianças chegarem, as casas-de-banho são limpas sempre após a sua utilização e os refeitórios são limpos após o almoço e o lanche.
Os dormitórios, os gabinetes e os corredores são limpos da parte da manhã, enquanto as crianças estão no refeitório e sempre que necessário.
Toda a higiene dos espaços de uso das crianças e uso exclusivo de adultos (e.g. cozinha) estão descriminados nos Planos de Higiene afixados na Instituição.
À porta das salas dos 4 meses e 1 ano encontramos um cesto com plainitos, que todas as pessoas devem colocar antes de entrarem, para desta forma assegurarmos uma melhor higiene das mesmas.
A implementação do sistema H.A.C.C.P. encontra-se na sua fase final.

REVESTIMENTOS e ISOLAMENTO
O edifício está isolado de qualquer ruído ou ponto de instabilidade. A sua construção é sólida possuindo câmaras de abafamento de som e isolamento térmico.
O chão interior é todo em linóleo. O exterior (recreio) é aglomerado de borracha.
As paredes e o tecto são de pladur.
Os revestimentos não são tóxicos.

ILUMINAÇÃO
A iluminação é de origem natural e artificial. A luz natural chega até ao interior através das várias janelas que estão distribuídas por todo o edifício, em todas as salas e dormitórios.
A luz artificial é proporcionada por lâmpadas fluorescentes distribuídas por todos os compartimentos.

VENTILAÇÃO
Possui adequada ventilação através das muitas janelas e portas.

ACÚSTICAS
Tem uma boa acústica, devido ao edifício ser bastante alto. E um bom isolamento de som, de compartimento para compartimento.

CLIMATIZAÇÃO
O aquecimento e arrefecimento são feitos através dos aparelhos de ar condicionado existente em todos os compartimentos.

MEDIDAS DE SEGURANÇA
Todo o edifício está equipado com protecção contra incêndios detectores de fumo, alarmes, mangueiras, extintores, portas de corta-fogo, luzes de presença e saídas de emergência. Os materiais dificultam a propagação de incêndios, a rede de gás desenvolve-se pelo exterior do edifício, está equipado com fio de terra. Tem segurança contra intrusos.
Igualmente a pensar na segurança de todas as crianças no início do ano lectivo 2006/2007 instalamos um sistema de filmagem à entrada do Patronato de S. Sebastião.