sábado, 14 setembro 2013 23:00

Mas alcancei MISERICÓRDIA

Escrito por  Pe José Silvino

INCONDICIONAL
"Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2, 6-11)

Olha, escuta, diz, cala, ajoelha, adora. Sem condições. A Cruz é luz e é vida.

Exaltação da Santa Cruz - 14 set

INCOMENSURÁVEL
Esta palavra MISERICÓRDIA muda tudo, muda o mundo e o mundo de cada um de nós. A misericórdia torna a vida menos fria e mais justa. Impressiona o comportamento de Jesus: não ouvimos palavras de indiferença ou condenação, mas palavras de amor e de perdão que conduzem à conversão. As três Parábolas são disso prova. Já provaste? Sem conta, sem peso e sem medida.

Evangelho de Lucas capítulo 15

INCOMPARÁVEL
Apresentação no Templo, Fuga para o Egito, Perda e Encontro, caminho do Calvário, junto à cruz, Morte e Sepultura. Eis Jesus, eis Maria, nas suas dores. Contigo, ó incomparável Mãe abrimos o coração...

Ó santa mãe, por favor,
Faze que as chagas do amor
Em mim se venham gravar.
O que Jesus padeceu
Venha a sofrer também eu,
Contigo sempre chorar!
Quero ficar junto à cruz,
Velar contigo a Jesus
E o teu pranto enxugar.
Virgem mãe tão santa e pura, Vendo eu a tua amargura, Possa contigo chorar.
Que de Cristo eu traga a morte,
Sua paixão me conforte,
Sua cruz possa abraçar!
Em sangue as chagas me lavem
E no meu peito se gravem,
Para não mais se apagar.
No julgamento consegue
Que às chamas não seja entregue
Quem soube em ti se abrigar.
Que a santa cruz me proteja,
Que eu vença a dura peleja,
Possa do mal triunfar!
Vindo, ó Jesus, minha hora,
Por essas dores de agora,
No céu mereça um lugar.

... e abraçamos a Cruz fonte de sentido que à Vida conduz.

Senhora das Dores - 15 set

Vamos CELEBRAR

Fé Celebrada - Paróquia de S. Sebastião"Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, EU ESTOU NO MEIO DELES"
Mateus, 18,20

A frase bíblica recorda-nos aquilo que somos: uma Igreja reunida em nome e à volta de Jesus. Vivemos a nossa adesão a Cristo em comunidade. E a nossa assembleia dominical torna visível um corpo, cuja cabeça é o próprio Cristo, pois é Ele que edifica a Igreja. Reunimo-nos, "dois ou três", para fazer memória de Jesus, recordar as suas palavras e os seus gestos, acolhê-los com alegria e celebrá-los com fé. As nossas celebrações convidam a um encontro pessoal e comunitário com Cristo? As nossas celebrações são uma manifestação da sua presença? Ele está no meio de nós?
Ao Ano da FÉ sucede o ANO LITÚRGICO. À Fé Professada, a FÉ CELEBRADA.

Eis os desafios propostos para 2013-2014
1.Valorizar o Domingo como centro de todo o ano litúrgico;
2.Estudar a Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia;
3.Aprofundar os conteúdos dos "Sacramentos";
4.Implementar formação para os Ministérios litúrgicos;
5.Iniciar à Oração;
6.Purificar e evangelizar a Religiosidade Popular

A Eucaristia é a meta e a fonte de toda a ação da Igreja e de toda a sua força.

LER e Meditar

Ler e Meditar - Paróquia de S. SebastiãoDepois de publicar a Lumen fidei
(Luz da fé), escrita a quatro mãos com o papa emérito Bento XVI, que num mês vendeu 200 mil exemplares na Itália, o Papa Francisco prepara uma nova encíclica, a Beati pauperes (Bem-aventurados ou felizes os pobres), que será lançada até 24 de novembro, no encerramento do Ano da Fé. Duas Cartas para aprofundar e agir.

ORAR e Cantar

Orar e Cantar - Paróquia S. Sebastião15 setembro, 15h00, GONDAR
28 setembro, 21h30, TAIPAS
11 outubro, 21h30, SILVARES

"Era bom que as paróquias nas suas festas religiosas aceitassem o desafio de ter um momento tão intenso, de boa música e de oração como o que este grupo proporciona" comenta D. Jorge. Depois do Concerto-oração de abertura, na Basílica de São Pedro do Toural, eis que o grupo EFFATHA está à sua porta. Venha professar e celebrar, através do canto, a Fé da Igreja. "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome EU ESTOU NO MEIO DELES."